segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

SINTO QUE ESTOU SENDO TESTADO

Não sei o por quê, mas sinto que venho sendo colocado à prova. Neste último domingo aconteceu algo sinistro. Em dias de profundo estresse, casa em obras, não há como ficar relax. Poeira, bagunça, meu TOC grita. Acordo e vou ao supermercado comprar uma simples cera incolor em pasta - acreditem na Barra não existe! rs rs rs... - Resolvi então levar a líquida mesmo. Fui ao caixa e enfrentei uma fila dos diabos e um calor infernal. Esperei cerca de 15 minutos, e enfim consigo sair. Andava distraído. Mas, como sempre olho onde piso, eis que avisto uma carteira no chão. Sem dar muita importância ao fato, abaixo e pego-a, indo depois instintivamente em direção ao do SAC para tentar encontrar seu dono. Só lá fui notar que a carteira estava recheada, com pelo menos uns R$ 5.000,00 em espécie. O segurança que me atendeu foi show, e logo começamos a procurar o dono, chamando-o ao microfone e catando possíveis telefones na carteira. Após uns 20 minutos de busca, eis que o dono aparece. Um senhor de cabelos grisalhos, com a expressão bastante assustada.

Quem me conhece sabe que abomino ficar em evidência. Por isso, assim que entreguei a carteira ao homem, nem esperei pelos agradecimentos. Só que, na fila ao lado, uma senhora, vendo tudo que estava acontecendo, me interpelou e foi falando em voz alta: "Parabéns, meu senhor, pela sua honestidade!" Depois mais um elogio, e mais outro, e aplausos. Só me restou engatar a primeira e vazar dali morrendo de vergonha.

Ao chegar em casa, mal conseguia falar. Ao abraçar minha amada, vieram-me as lágrimas. Emocionei-me ao pensar que, mesmo sabendo que aquela quantia resolveria meus problemas momentâneos, em momento algum cogitei fazer algo diferente do que fiz.

É como eu sempre falo: caráter a gente já nasce com ele, não se compra, não se aprende. Podemos até aprimorá-lo com a educação que recebemos de nossos pais, mas nunca adquiri-lo de fora para dentro.

Se isso foi uma prova, acho que passei com 10.

Nenhum comentário: