segunda-feira, 27 de abril de 2009

O amor pela culinária

Desde os meus 9 anos de idade, habito a cozinha de minha mãe. Orientado por minha 'mãe preta', fui aprendendo o básico e, com o dom que Deus me deu, aprimorando-me na arte culinária, com o passar dos anos.

Cozinhar não é apenas transformar carnes, massas, legumes ou frutos a serviço da alimentação. Para mim, cozinhar é um gesto de amor. Um gesto de amor irradiado pelas mãos. Uma alquimia. Aos temperos adicionamos nossa energia e sentimentos, que, se forem bons e iluminados, resultam em um prato deliciosamente impecável. Da mesma forma, se essas energias estão descompassadas, são grandes as chances de uma degustação frustrada.

Pretendo, de vez em quando, publicar aqui algumas de minhas "alquimias culinárias". Espero que façam bom proveito. Segue a primeira.


(by Chef Malandro)


Muqueca de Camarões:

Ingredientes:

2 kg de camarões medios limpos
1 chicara de azeite de dende
2 cebolas medias
2 pimentoes

2 tomates sem sementes
4 dentes de alho amassados
1 vidro de leite de coco
cheiro verde a gosto
sal a gosto

--------

Mãos à obra:

Usando, de preferência uma panela de barro, colocaremos o azeite, o alho, as cebolas, os tomates e pimentões para dourar. Uma vez pronto o refogado, adicionamos o sal e os camarões. O tempo de cozimento do camarão é bem curto. Tão logoe cozidos, acrescentamos o leite de coco e deixamos ferver por 2 minutos. Voilà! Está pronto. Basta servir com arroz branco e farofa.

PS: Querendo mais caldo, basta colocar leite de vaca e, havendo a necessidade de engrossar, um pouco de leite com amido de milho.

3 comentários:

Marcia C. disse...

Uau !! Nham nham! Que delícia de post!

Meu cantinho disse...

Você vai fazer para mim ?????rs
beijocas

Noemi disse...

Rimão!
O próximo prato é o Xim xim de galinha no fogão a lenha!
Não esquece a câmera pra gente tirar foto e colocar água na boca das malandretes! hahaha :P