sexta-feira, 2 de outubro de 2009

OS MARGINALIZADOS


Não existe nada pior do que o prejulgamento. Conheço isso na pele, assim como a cidade em que nasci. Pessoas que sequer nos conhecem nos depreciam, nos condenam e nos denigrem aos olhos dos outros.
Muitos, quando pensam na palavra "Malandro", logo tratam de associá-la a: sujeito vagabundo, esperto, 171 etc. E, particularmente no que se refere ao Rio de Janeiro, a 'malandragem' é sinônimo de violência, crime organizado e tudo o que há de pior.

Mas, no fundo, a verdade é que somos FODA! E isso causa a inveja e cobiça. Só quem teve um Malandro (especialmente um malandro carioca) nas mãos sabe o tipo de homem que somos. E só quem mora aqui no Rio de janeiro sabe que esta cidade, chamada de maravilhosa, é realmente diferenciada.

Hoje, mais uma vez, tive orgulho de ser carioca, de ser brasileiro. Sim, porque orgulho de ser um Malandro, eu sempre tive. E posso garantir que "malandro" não é aquele cara que certos preconceituosos classificam como mau caráter, como um sujeito do mal. O malandro é, basicamente, um ser humano inebriado de alegria e amante da liberdade. Assim como é o nosso indescritível Rio de Janeiro, cidade eleita como a mais hospitaleira do mundo. Parece que hoje isso ficou sacramentado.




Bem-vindo Rio 2016!



Nenhum comentário: